10.8.09

Dia 13 de agosto vem ai

Este blog dedica mais espaço à Ficção Científica que a outros representantes da literatura fantástica, mas é bem verdade que o terror também aparece vez ou outra por aqui. E na próxima quinta-feira celebra-se uma data importante para este gênero: o dia do Vampiro. Criado pela atriz e escritora Mariliz Marins - intérprete da Vampira LizVamp, filha do Zé do Caixão - a efeméride é uma boa oportunidade para festejar a criatura mais emblemática e preferência nacional quando se pensa em terror no Brasil.

Neste ano, está programado um cortejo de vampiros na Avenida Paulista, com a presença deLizVamp. O encontro será no vão livre do MASP ÀS 10 h da manhã, e de lá, todos irão para o Hemocentro, onde os participantes inverterão o fluxo natural e doarão sangue ao invés de sugá-lo.

Também no dia 13, haverá o lançamento de uma coletânea dedicada às criaturas da noite. O livro se chama Território V - Vampiros em guerra, publicado pela editora Terracota, que reúne vinte autores, entre novatos e veteranos. O organizador da obra, Kizzy Ysatis, falou sobre o projeto para o portal Fantasik. Leia um trecho a seguir:

Eu sabia que encontraria os contos certos, e encontrei, e são maravilhosos. Foi verdadeira caça ao tesouro. Os vampiros estão lá, claro que não trairia o mito, mas também está O NOVO. Então, não vou estragar as surpresas falando mais, mas tem muito conto mascarado de mesmice, só para “Nhackt!” (como diz a Lygia), te abocanhar com a surpresa, acaso não é essa a função do bom conto? E a maioria das narrativas vem na sutileza da literatura, nada à mostra, você só vai encontrar os sabores se degustar o perfume, mesmo lendo de uma assentada, como sabiamente instrui Poe.


O evento começa às 18h30 na Livraria Martins Fontes, também na Avenida Paulista, 509 (perto da estação Brigadeiro do metrô).

Para comemorar a data, devo publicar nos próximos dias um conto vampiresco de Martha Argel, que já participou deste blog com treze microcontos de terror, e também uma antiga entrevista com o cineasta Zé do Caixão, que nos respondeu treze perguntas sobre sua vida e obra tempos atrás. Boas mordidas a todos!

Nenhum comentário:

Ibope