24.11.08

Outras Leituras do TerrorCon

A mais recente compilação de miniresenhas por Fernando S. Trevisan


Uma Arca para Marte - Uma história clássica reescrita

Por Flavio Moutinho
terrorcon.blogspot.com

Excelente, este conto do Flavio, recriando em ficção científica (new weird, talvez?) um clássico bíblico. Ironia e sarcasmo sutil além de humor inteligente, com uma prosa deliciosa de ler.

Os olhos de quem vê - Alguns flashes da próxima epidemia

Por Octavio Aragão
terrorcon.blogspot.com

Uma história de amor, morte e loucura em um futuro apocalíptico, bem escrita como sempre, no caso do Octavio, e com um gosto amargo no pós-leitura, o que é raro para as histórias dele.

O Criador e o Espírito - Uma história sobre finais trágicos

Por Rita Maria Felix da Silva
terrorcon.blogspot.com

Tenho certeza que já li - e já mini-resenhei - esse texto da Rita, mas não consegui achar, então aqui vai: inteligente, criativo, gostoso de ler e com o tamanho certo. Uma excelente alegoria de um criador tipicamente cristão mas com características humanas.

A gruta de vênus - Um exemplar sado-erótico escrito e ilustrado

Por Maria Helena Bandeira
terrorcon.blogspot.com

Em um ambiente surreal, algo proibido acontece, que não poderá ser esquecido... outro conto curto da MHell, com a mesma qualidade de estilo e escrita, desta vez misturando ficção científica e sexualidade. Bom!

Dezembro (dia 4, no Bardo Batata) marca um lançamento há muito anunciado: o livro Fome, de Tibor Moricz, pela Tarja. Elogiado por seu romance de estréia (Síndrome de Cérbero), o novo livro traz histórias de um mundo destruído, apocalíptico, onde a fome é catalizador do instinto de sobrevivência mais básico dos seres humanos restantes. Dando início à divulgação do lançamento, Romeu Martins publicou o prefácio escrito por ele, bem como republicou o conto de abertura, "O Caçador", que mini-resenhei antes e reproduzo aqui:

"Chocante, intenso e sangrento. Neste conto o Tibor consegue colocar diversos temas comumente tratados como tabu de forma crua e direta. A história prende, flui bem e tem um final condizente, infelizmente um pouco previsível, mas nada que realmente estrague o conto - minha opinião, é claro. O resultado final é instigante e estou ansioso para ler os demais contos no livro "Fome", que será lançado em breve pela Tarja, segundo o autor.

Um aviso: tenho certeza que muitos leitores sentem-se realmente chocados com algumas situações retratadas no texto; eu também fiquei desconfortável... mas não é realmente chocante para mim. O "universo" em que a história se passa permite isso, é algo comum aos personagens, um fato da vida. Mas, esteja avisado! Não é leitura para qualquer um, com certeza.
"

Nenhum comentário:

Ibope