29.10.08

Novas leituras do TerrorCon

Novo apanhado de mini-resenhas de textos deste blog por Fernando S. Trevisan




M.U.A. - Um conto uniformemente acelerado
Por Fábio Fernandes

Publicado originalmente em "Interface com o vampiro e outras histórias", este conto fantástico - como bem falou o Romeu, em todos os sentidos - faz boa parceria com o anterior do Orsi. Maldição? Experiência que deu errado? Apenas loucura? Sem sequer pensar em apresentar soluções, Fábio brinca com o conceito de viagem no tempo em uma trágica relação amorosa. Genial.

Visitante - Uma excursão a um estranho museu
Por Carlos Orsi

A qualidade do texto do Orsi já é conhecida e este conto é apenas mais uma prova. Misturando fantasia com ciência, atualizando - melhor seria dizer projetando para o futuro - antigos mitos. Guerra, paixão, mundos exóticos e tecnologia à décima potência são acessórios utilizados com inteligência para alcançar o objetivo final: uma boa história. Excelente!

O Último Flávio - Uma ida ao zoológico
Por Rita Maria Felix da Silva

Bom conto da Rita - curto, eficiente e bem construído. No futuro, um alienígena encontra o último ser humano e tenta travar contato, com conseqüências não de todo inesperadas. Adorei o fato - improvável - do último humano falar português...

A ilha de Tobias - Uma pulp fiction insular
Por Leonardo Siviotti

Bom conto, com suspense e ritmo, costurado precisamente. Já publicado na Ficção de Polpa 2 - que eu ainda não tenho, por isso para mim foi inédito. Não concordo com os comentários de que o final era previsível - a situação era, mas o final, não exatamente

Pela Deusa - O evangelho de uma divindade altiva
Por Maria Helena Bandeira (arte de Gustav Klimt)

Novamente primando pela qualidade - dá até medo mandar algo para o Romeu avaliar e eventualmente publicar - vem este excelente conto da Maria Helena. Um comentário - da Giseli Ramos - tem a palavra-chave para mim: autocontido. Menos de 500 palavras, mas quanta história e emoção!

O Messias Decidido - I - Prelúdio - Uma treta em Capão Redondo
Por Richard Diegues

Justiceiros, "zorros" e "robins hood" são freqüentes em todos os tipos de mídia - literatura, cinema, quadrinhos. Agora, a mescla de religião, vigilantismo e favelas paulistanas é uma bem-vinda - e atrevida - inovação. Excelente.

A Igreja do Diabo - Um mestre analisa as contradições humanas
Por Machado de Assis

A literatura fantástica está em todo lugar. Neste ano de centenário da morte daquele que é considerado o maior escritor brasileiro, nada mais apropriado que apontar obras dele que se enquadrem no gênero, como este excelente "A Igreja do Diabo" - que, como todas as grandes obras, é sempre um prazer reler. Aproveito a mini-resenha para indicar o site com a obra (quase) completa de Machado de Assis, lançado em setembro pelo governo federal, com material para horas e horas de leitura.

Meio que abduzidos - O relato de um suposto contato imediato
Por Ataíde Tartari

Ótima seqüência para o perfil anterior - em uma prosa envolvente, Tartari descreve o relato - hilário - de um rapaz urbano sobre um contato imediato ocorrido na famosa cidade paulistana Campos do Jordão.

O carteiro das galáxias - O perfil de um ufólogo grego que transmite mensagens de ETs em Florianópolis
Por Romeu Martins

Um raro caso (único, talvez?) de não-ficção do blog Terroristas da Conspiração... ou seria ficção? Fico mais assustado do que bem humorado com perfis desse tipo, mas o trabalho "pré-foca" do Romeu foi excelente e é uma leitura divertida, com humor fino entre as linhas...

Hiroshima Acelerada - A prequel do conto "Estupidez artificial"
e
Estupidez Artificial - Uma desventura cyberbeat
Por Ludimila Hashimoto

Mini-resenha dos dois, pois pertencem ao mesmo "universo" e estão em seqüência lá no Terroristas. Intrigantes e melancólicos, os textos referem à morte, culpa, perdão, renascimento e decepção. Ecos de "Brilho eterno de uma mente sem lembranças". Misterioso e muito bom, como os melhores textos da Ludi.

Oh... Crianças! - Um conto sobre molecagens no espaço
Por Rita Maria Felix da Silva

Seco e inteligente, este conto de ficção científica da Rita une o horror a um cenário centenas (ou milhares, quem sabe) de anos no futuro. Ótima história curta.

Fatalidade - uma comédia de humor negro
Por Cristina Lasaitis

Bom conto, com pitadas generosas de humor negro, embora com final um pouco previsível. Publicado anteriormente no Novas Visões de São Paulo.

Resenha:
Romeu Martins retoma suas resenhas no Overmundo com Viagem ao Centro da FC, ótima resenha de "Volta ao mundo da ficção científica", organizado por Edgar Nolasco e Rodolfo Londero.

Sombras - Uma narrativa sombria escrita

Por Maria Helena Bandeira com arte de Leonor Fini
terrorcon.blogspot.com

A Maria Helena conta aqui um conto melancólico, mostrando como é triste a realidade de quem sofre de doenças que afetam a percepção - mesmo com a ajuda da tecnologia para mitigar seus efeitos, ou talvez, devido exatamente a estas tentativas...

É foda existir - Uma ficção fantástica sobre o amor

Por Camila Fernandes
terrorcon.blogspot.com

Confesso que até as últimas linhas, este texto não me agradava. Parei de ler e retomei umas duas vezes. Mas, quando terminei, me arrependi de não ter ficado um pouco mais atento e ido de uma vez até o final. O "TDC" mantém o nível com este incrível texto da Camila Fernandes!

The Schroedinger show - A primeira apesentação quântica de rock

Por Carlos Orsi
terrorcon.blogspot.com

Genial conto curto de Orsi, brincando com a mídia, mecânica quântica, ignorância científica e direitos autorais.

Nenhum comentário:

Ibope